sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Quesito Alegoria, Nota......

Passou o Carnaval, muitas viagens e comemorações....porém, não vou postar nada a ver com esse feriado!
Esse vai ser o primeiro post realizado com sugestões de leitores do blog. Em dois comentários, pediram que eu fizesse um drink com vodka de Açai. Bem, a única que se encaixa nesse critério é a Absolut Los Angeles, que vem aromatizada com Blueberry, Acerola, Açai e Romã.
 Ela tem um sabor bem doce, lembrando um pouco a de Raspberry. Com isso em mente, que fruta eu poderia utilizar no drink? Framboesa, Cereja e Morango são manjados nesses casos, então abri a geladeira e vi CEREJA EM CALDA!. Perfeito.
Aproveitei também para pegar aqueles sucos japoneses de uva verde, que vem com pedacinhos dentro e é muito gostoso (e eu queria utilizar em alguma mistura faz muito tempo).
Então, são esses os 3 ingredientes:

Preparo:
Em um copo de Whiskey, amassei as cerejas com o socador de caipirinha. Coloquei bastante gelo e o destilado, sendo esses ingredientes metade do copo. Depois, só completar com o suco.

Até ai, já tinha um toque de classe legal, mas ainda faltava algum detalhe....a decoração!
Quebrei um pouco a cabeça, mas acho que ficou bom: intercalei algumas cerejas e cascas de limão em um palito de dente para apoiar lateralmente na borda do copo.  O resultado é esse:
SABOR: Muito Bom! Bem doce e não dá para sentir a "força da vodka. As cerejas desapareceram um pouco, talvez o ideal seja utilizar o caldo da conserva.
Pelo menos, se fosse algum carnavalesco que desse nota, eu poderia ganhar um 10!




segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Cuba: Mojito x2


Um dos drinks mais clássicos da história do mundo. Em todo lugar algum barman prepara um Mojito.
Então, eu tenho que tentar o meu não é verdade? Nunca fui muito fã dessa tradicional combinação com hortelã, porém após experimentar “o melhor mojito do mundo” na Bodeguita Del Medio, em Cuba, comecei a apreciar essa bebida tão cultuada por Ernest Hemigwey.

Dei uma zapeada em algumas receitas por ai e fiquei com a oferecida pelo livro Coquetéis (vide post) aberta próximo ao bar, que leva:
- 12 ramos de Hortelã
- Rum (carta blanca)
- Xarope de Açúcar
- Água com gás
- Gelo
- Um raminho para decorar

Como lá em Cuba eu vi que eles utilizavam suco de limão, resolvi fazer essa substituição no meu. Por falta de água com gás, escolhi utilizar Tônica Diet simplesmente porque tinha em casa e o sabor é fraquinho.
Tudo começou com a preparação do Xarope de açúcar. Água na panela no fogão diluindo o açúcar. Até aqui tudo certo.
O hortelã está bem escuro nas fotos porque estava congelado. Pensei em desistir, mas como o aroma ainda estava bem forte  “ainda dá!”. Só não vai rolar a decoração final.

Preparo:
Ai escolhi um copo alto como mandam as receitas (highball ) e macerei a hortelã com um gole do xarope e 2,5 dedos de suco de limão.
Acrescentei o gelo e o rum. Detalhe: Rum Havana Club um clássico! Trouxe mais outros da terra do Fidel que ainda renderão uma degustação ao Blog
Enfim, quando percebi, não havia mais espaço no copo para a Tônica! Acho que foi culpa da quantidade de gelo e das fatias de limão que coloquei para decorar.
Não que obstáculos sejam novidade nesse blog, mas o que fazer agora? Eu mexi tudo e provei! O resultado vai lá embaixo, então vamos para a próxima fase.

Como não queria desperdiçar o momento e aproveitar os ingredientes, comecei a preparar o Mojito igual ao livro, sem utilizar o suco, mas sim o limão de verdade. O processo foi o mesmo, só na hora de amassar que deu um pouco mais de trabalho. Enfim, dessa vez sobrou espaço para a bendita Tônica!

Então hoje o drink foi vezes dois!

Resultado:
Os dois ficaram bons! Isso mesmo, inventei a minha versão do Mojito! Tchau água com Gás!
Quem provou achou refrescante...e ficou de fogo logo depois. O importante é que o drink desceu macio, o que não acontece em alguns lugares quando você olha o rosto azedo :-S de quem acabou de bebericar um Mojito e só sentiu o gosto de “Rum sabor Hortelã”.


*O Cadillac do começo foi só para dar um espírito de Cuba!